quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Eu sou uma pessoa legal, não sou? Falem a verdade. Me incomodo horrores em pensar que, quando estou inserido em um ambiente com pessoas desconhecidas, que se movimentam em uma cadência muito bem estruturada, e que exigem de mim alguma coisa qualquer, me sinto observado, medido e comparado. Fenômenos impossíveis de serem empreitados em qualquer ocasião social. Sinceramente o que mais me incomoda, é que sou incrivelmente tímido nessas situações, o que faz com que se perca muito de mim mesmo. É difícil evitar isso. Visto um personagenzinho com uma roupa de plástico que protege do mundo lá fora, calculo passos e posições dos cotovelos na mesa, miro olhares com cuidado, me movimento apenas quando o puder fazer com segurança. O resultado: tragédia. Não tem jeito. Tenho percebido que esse é o pior caminho. E, após ser surpreendido por uma gafe considerável num ambiente social como esse que descrevi, o melhor a fazer, e o que mais tenho força pra fazer, é chutar a roupinha de plástico. Chutar o balde inteiro, só pra ver o que acontece, já que o outro caminho não deu certo. Já passei vergonha mesmo, o que tenho a perder agora? Vou virar um tagarela (na medida do que eu aguendo tagarelar), um palpiteiro e vou deixar de lado essa vergonha que, na verdade, nada mais é do fraqueza.

4 comentários:

cazarim de beauvoir disse...

pi, você é muito legal, mas não deve levar isso tão a sério. no fundo, é isso que impede que a gente se relacione bem com os outros, o super-eu que fazemos de nós mesmos. "timidez" é um termo perigoso e que esconde o excesso de nós mesmos sobre ou em frente aos outros. sei lá, parece impossível ignorar que os outros olham menos pra gente do que a gente gostaria. não entenda mal: não estou dizendo que você age assim, ou que, se age, é consciente. só estou dizendo que a gente às vezes se leva a sério demais e que, em vez de só estarmos contente em perceber que cada um de nós é muito legal mesmo - reconhecimento humilde conseguido a muito custo -, transformamos isso num problemão sem tamanho, talvez por não sabermos como lidar com a boa informação de sermos legais. afinal, nada garante que os outros notam as nossas gafes ou boas qualidades. e, algumas vezes, nós fazemos é colocar em evidência aquilo que poderia ter passado batido. cabe a nós um pouco de malícia para aprender a evidenciar certas coisas e não outras. poersuasio falsa, caríssimo.

;)

cazarim de beauvoir disse...

err... parece que repeti o post em outras palavras. rs.

Tatiane disse...

Lembrei de uma coisa: conheci uma menina que tinha que apresentar nossa empresa pra um monte de empresários seniores numa mesa redonda "informal". Kkkkk só pensa, a menina tímida decorou loucamente cada serviço que a gente prestava, nomes etc, surtou com os olhares e acabou que deu um desastre: branco. Então, ela deu uma chutada de balde e falou com a maior rindo, com a maior sinceridade do mundo "então gente...deixa eu pegar minha suuuuuper colinha eficaz...", olhou no caderno o povo riu, ela tb e o resultado foi que a coisa saiu bem melhor do que a gente tava esperando.

E vc é legal sim. kkk :D Garanto.

Luiza Queirós disse...

me lembre de lhe contar a cena que eu imaginei, rs. e sim, vc é provavelmente uma das pessoas mais legais que eu conheço (e eu nem acordei simpática).